quarta-feira, 13 de março de 2013

Desafio Berra-me Baixo

Estes últimos dias com a criação do blog tenho aderido a alguns desafios que quero para mim e para a minha família (embora eles não saibam...).
 
Um deles é o Berra-me Baixo do blog Mum's The Boss que acho fantástico e que é um desafio para a vida. Infelizmente quando andamos mais cansadas e irritadas temos tendência para descarregar em quem menos tem culpa: os nossos filhos. Ultimamente não tenho tido a paciência e calma que os meus filhos merecem e dou por mim muitas vezes a berrar com eles, umas vezes resulta mas acho realmente que não é o melhor método.
Por isso vou fazer um esforço por controlar os impulsos e tentar resolver os conflitos de forma pacifica.
 
Ao ler as experiências e dúvidas de algumas mães, resolvi partilhar aqui um método que uso com o mais velho e irei usar com o mais novo, para conseguir que estejam à mesa quando o jantar está pronto.
 
Geralmente os pais têm de se chatear com s filhos porque chamam 500 vezes e mesmo assim quando a comida vai para a mesa, os meninos nada...
Eu também tinha esse problema até que eu e o pai decidimos começar a avisar o H. 15 minutos antes de ter de estar na mesa, ou seja, iamos ao pé dele e olhando nos olhos diziamos-lhe que daí a 10 minutos tinhamos de estar sentados na mesa.
 
Assim ele tinha 10 minutos para interiorizar que tinha de terminar ao que estava a fazer, o que não é fácil quendo implica televisão, ou a brincar, ou a jogar jogos. Mas o que é certo é que resultava e ainda hoje fazemos isso e resulta.
 
O segredo é não interromper de forma abrupta o que eles estão a fazer e obrigá-los a largar tudo de repente e ir para a mesa. Assim eles têm tempo de se habituarem à ideia e acabam por ir de livre vontade, sem berros e chatices. E ficamos sempre com o argumento a nosso favor de que avisamos com antecedência, para não termos de os ouvir a refilar e a dizer: "podias ter avisado antes, agora não vou acabar este jogo...".
 
Espero que ajude outros pais a gerir uma situação que infelizmente acontece todos os dias que é levá-los para a mesa... e espero que esta técnica resulte com o mais novo, que me parece ser um bocadinho mais rebelde.

Sem comentários:

Enviar um comentário