segunda-feira, 27 de maio de 2013

Empregada precisa-se...

Precisava mesmo, ou melhor, preciso... de uma empregada a tempo inteiro. é que nunca vi casa que se sujasse tanto, é bonecos e bolas e carrinhos do moço por todo o lado que na 6ª feira ia caindo quando calquei um carrinho... estava a ver que ia de cu ao chão mas lá me agarrei à porta e aguentei-me, foi uma sorte. O mais velho entra-se no quarto e só dá vontade  de fugir, os livros na escravaninha parece que têm vida própria, é vê-los a querer sair, uns dentro e outros fora que a tampa nem fecha e não cabe lá nem mais um lápis... e a roupa? 3 pijamas amontoados dentro do armário, que nem sei se estão limpos ou sujos, usados ou não.... mais o monte que vai formando em cima da arca com a roupa que para lá vai atirando todos os dias. Eu bem lhe digo quase todos os dias para manter as roupas e coisas arrumadas, mas não...
 
Mas a gota de água na 6ª feira foi ver o G. apanhar uma bolacha que lhe caiu ao chão e a mesma vir cheia de cotão e de o ter apanhado a meter qualquer coisa à boca que apanhou do chão e que nem consegui ver logo o que era (era um papelinho minúsculo amarrotado que devia estar escondidinho em qualquer lado)...
 
Por isso sábado foi dia de arrumações. De manhã quando me levantei até me apetecia chorar, nem sabia por onde começar... tal era a desarrumação.
 
Por isso tomei um duche, vesti a farda de trabalho, como lhe chamo (t-shirt e calças de fato de treino, já velhotes mesmo para sujar) e toca a "arregaçar" as mangas.
 
Comecei pelo início, pelo meu quarto, porque depois o G. ia querer ir dormir a sesta e assim podia arrumar o resto.
 
Foi mudar camas, limpar móveis a fundo por dentro e por fora, aspirar, limpar o chão a pano (à moda antiga de joelhos, é que eu até gosto da esfregona mas desta vez tinha de ser mesmo assim, que ainda não descobri uma esfregona que limpe rodapés e vá mesmo aos cantinhos) e a casa de banho????? Meu deus, quando o marido chegou a casa à noite depois do trabalho ia desmaiando tal ainda era a intensidade do cheiro a lixivia, é que parece que quando se começa a limpar a sujidade vai aparecendo como se nunca mais fosse acabar.
 
A sala é o verdadeiro caos, e até nem é de estar suja, mas sim da quantidade de coisas que por lá andam e que lá não pertencem. E demora muito mais tempo a arrumar coisas fora do sitio do que propriamente a limpar e ainda por cima é a divisão em que fazemos as refeições por isso aspirar as carpetes é coisa assim para mais de meia horita de joelhos a catar arroz, bocadinhos minúsculos de esparguete, de carne e migalhas, muitas migalhas de pão e de bolachas e bocadinhos de bolacha maria assim já melada que cola na carpete... Ia tendo um ataque, o sr meu filho mais novo está proibido de comer bolachas em casa enquanto me lembrar (esqueci-me logo no dia seguinte, não consigo negar-lhe comida, mas andei atrás dele a apanhar as migalhas).
 
Resumindo foram tarefas para andar até às 11 horas da noite nestas lides e quando já estava exausta, porque além das limpezas, foi cuidar do pequenito e máquinas de lavar roupa e secar numa correria, o que me valeu foi a ajuda preciosa do mais velho que para se redimir fez o almoço e o jantar, organizou as coisas no quarto dele e ajudou a tomar conta do irmão, ainda faltava o pior: a cozinha....
 
É mesmo a nódoa negra de todas as limpezas, tao cansada que já estava, só conseguia visualizar a cama, que fechei a portinha e faz de conta que já está, amanhã é outro dia...
 
O mais piqueno já dormia e o mais velho também estava que não se aguentava, é que tomar conta do irmão é dose!!! Fui me deitar e sinceramente não me lembro sequer de ter adormecido, devo ter mesmo desfalecido...   
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário