quinta-feira, 30 de maio de 2013

Consulta 18 meses do G.

Ontem foi a consulta dos 18 meses do G. e segundo a médica está tudo bem e ele está óptimo.
 
Começamos por pesar e, meu deus, parecia que o estavam a matar, começou a chorar desalmadamente só por sentá-lo na balança, é tão mariquinhas...
 
Então vamos lá:
 
- Vacinas: chorou mas passou rápido e agora só aos 5 anos. Não fez febre nem encaroçou por isso foi pacifico.
- Peso: 10,310 kg
- Altura: 78 cm
 
Fomos à médica e eu já ia preocupada, é que em 6 meses ele engordou 500 gramas... O G. nunca foi muito gorducho mas come bem e acho estranho.
 
A médica sossegou-me, que é perfeitamente normal, uma vez que ele sempre andou no percentil 25, deu um pulinho no crescimento e não para quieto um segundo e se ele come bem e anda bem, não tem estado doente, é super alegre e mexido, não há razões para preocupação. Mas claro que aqui a mamã entra logo em stresse. É que eu acho que ele devia comer mais vezes a miúde e nunca bebe leitinho antes de ir para a cama, porque às 21 horas vai para a caminha e janta às 20 horas.
 
Hoje à hora que ele costuma estar a dormir vou falar com a educadora para ver bem as refeições que ele lá faz e quantidades e vou traçar um plano alimentar mais rigoroso. O meu marido acha que eu estou maluquinha mas não quero deixar nada ao acaso (vou fazer outro post só com isso para depois me orientar).
 
Quanto à alimentação, vamos começar a fazer o desmame do biberão e parece-me que vai dar mais um post. É que ele só bebe o leitinho de manhã e de manhã é o stresse de sempre para nos despacharmos a horas. Vamos ter de fazer uns treinos no fim de semana porque pelo copito não estou a ver como é que vai ser, vai demorar uma eternidade e além disso tenho de fazer uma pesquisa quanto ao copo porque ele é um esquisitinho (já com o copo da água foi um stresse). Mas vamos com calma e vamos experimentar este fim de semana e ver como corre, pode ser que ache piada.
 
A chupeta já só usa para dormir, por isso está quase e as idas ao pote também estão a correr bem, ontem à noite até pediu para fazer cócó e fez mesmo, foi uma festa. É que às vezes pede e está lá sentado uma hora e nadinha, nem um xixizinho para amostra...
 
Já diz muitas palavras, está a ficar um tagarela, toma muito sentido às histórias, folheia os livros e já rabisca uns desenhos fantásticos. Pequenas coisas que segundo a médica são muito importantes que já se façam nesta idade e que lhes permite avaliar o desenvolvimento da criança.
 
Resumindo está fresquinho que nem uma alface e vai ser um magricela como a mãe... É que eu estava habituada a ter só um filho sempre para o gorduchinho e sempre um bocadinho acima da média e fico com receio de não estar a fazer alguma coisa bem, mas as evidências contrariam-me!
 
Por isso, balanço positivíssimo!!! Yepiiiiii..

2 comentários:

  1. Saúde é o que é preciso! Antes magreza do que obesidade (um dos perigos dos dias que correm), não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      Exactamente. Com o mais velho houve uma altura em que tivemos de fazer dieta porque estava a ficar com colesterol e este é magrinho.

      Antes assim, mas não deixa de me preocupar, mariquices de mãe!

      Bjs

      Eliminar